Passo Positivo

 

✓ Visão – Tornar-se a instituição de referência na área de Prevenção de Acidentes Domésticos e de potenciação de competências dos profissionais humanitários.

 

✓ Missão – Nascemos para colmatar as lacunas de intervenção na área da exclusão social criando uma estrutura de voluntariado para o lançamento de campanhas de angariação de produtos destinados aos utentes das OSFL. Simultaneamente organizamos parcerias para o fornecimento de serviços de prevenção de acidentes domésticos na área da saúde e bem-estar das famílias carenciadas. Também desenvolvemos ações de formação para capacitar profissionais nos domínios da intervenção humanitária e da cooperação e desenvolvimento.

 

✓ Valores:

  • Responsabilidade social – contribuir para uma sociedade mais justa, humana e equitativa,com uma intervenção assente nos três pilares humanitários: humanidade, imparcialidade e neutralidade.
  • Humanismo – respeito pela dignidade individual e promoção constante da sua valorização, independentemente da sua condição, valores culturais ou religiosos.
  • Cooperação – promoção de uma intervenção assente em relações de parceria e cooperação entre as entidades.
  • Transparência – transparência na gestão e adoção de modelos organizacionais capazes de reduzir ao mínimo os apoios financeiros do Estado.
  • Intervenção ética – responsabilidade de todos os colaboradores, voluntários e associados com base em competências técnicas, aposta na formação permanente, valores éticos e deontológicos.

 

✓ Política de Qualidade:

A PASSO compromete-se a fornecer produtos angariados de qualidade adequada às necessidades dos utentes das OSFL e a prestar serviços a famílias carenciadas através de parcerias estabelecidas com base na seriedade, competência, disponibilidade e espírito solidário.

 

✓ Declaração de Princípios da Passo Positivo

  •  Responsabilidade em relação aos Donativos 

Os donativos devem ser voluntários e de acordo com os objectivos da Passo Positivo.
Os fundos deverão ser recolhidos de forma cuidadosa e livre, respeitando as opções do doador, quando esta for expressa.

  • Relação com os Parceiros 

A Passo Positivo tem obrigação de responder perante todos os parceiros, incluindo doadores e beneficiários;
Deve respeitar os direitos do doador, a sua privacidade e informá-lo sobre a utilização das suas contribuições, honrando a sua vontade;

Deve também respeitar os direitos dos beneficiários, a sua dignidade e privacidade, sem usar materiais e técnicas que os possam pôr em causa;

Deve trabalhar com fornecedores e intermediários com os mesmos padrões de conduta.

  • Comunicação, Marketing e Informação Pública 

A Passo Positivo deverá informar com clareza e de forma fiável os custos, valores angariados e a sua utilização.
Respeitar e realizar a devida protecção de dados, tal como a vontade dos doadores de serem retirados de imediato, da base de contactos da Passo Positivo.

  • Relatórios de Gestão, Finanças e Custos 

A Passo Positivo deve garantir que todas as transações, contabilidade e relatórios sejam transparentes, objetivos e divulgados anualmente.

  • Pagamento e Compensações 

Todo o trabalho tem um custo e deve ser refletido nas contas, mesmo a ponderação do trabalho voluntário, respeitando o código de conduta, a idoneidade da organização e as leis nacionais em vigor.