• +351 939 310 161
  • info@passo-positivo.pt

O impacto das fraldas descartáveis no planeta Terra

Um bebé normalmente faz o desfralde por volta dos dois anos e meio. Em média usa 8 fraldas diárias portanto, em dois anos e meio, cada bebé acumula 7.200 fraldas descartáveis em aterros sanitários, que representam 1 tonelada de desperdício! Com a agravante de as fraldas descartáveis demorarem cerca de 500 anos a degradarem-se e estarem em constante libertação de gases de estufa.
Gasta em média 8 fraldas por dia ou seja, 7.200 fraldas até ao desfralde. Usando fraldas reutilizáveis e fazendo uma máquina de roupa diariamente deve ter pelo menos 12 fraldas; para uma lavagem de dois em dois dias 18 fraldas são o suficiente. Sendo a média de preço das fraldas descartáveis de 0,18€, temos um investimento de quase 1.300 euros.
 
Nas fraldas reutilizáveis encontramos alguma variedade de preços e temos uma média de preço de 18 euros, o que representa um investimento de 216 euros (para lavagens diárias) ou de 324 euros (lavagens em dias alternados). Temos então uma poupança de cerca de mil euros. E esta poupança é apenas para uma criança, como as fraldas reutilizáveis podem ser usadas pelo menos por duas crianças, a poupança num segundo filho é de cerca de dois mil euros.
As fraldas descartáveis têm na sua composição plásticos, celulose e polietileno, cujo material de origem é o petróleo (recurso não renovável), sendo necessário um copo de crude para todo o plástico necessário para fazer apenas uma fralda descartável. Contêm também químicos, alguns dos quais bastantes prejudiciais ao ser humano, nomeadamente a Dioxina que é usada para o branqueamento da pasta de papel (camada interna da fralda descartável). A dioxina foi objecto de estudo em diversas investigações e os resultados mostraram que pode estar na origem de doenças cancerígenas, defeitos congénitos, danos hepáticos e doenças de pele. Têm ainda na sua composição poliacrilato de sódio, um polímero muito absorvente que se transforma em gel quando está molhado.
Texto de: Leva-me Contigo | Especialistas em Babywearing | https://levamecontigo.pt/

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Name *
Email *
Website

*

Comments *

Translate »