Diminuir o isolamento familiar e comunitário de pessoas com 65 ou mais anos de idade, que vivam sozinhos ou com um/a cuidador/a.
A nossa atuação vai dar-se nos conjuntos habitacionais das freguesias de Guifões, São Mamede de Infesta e Santa Cruz do Bispo.
Visitas domiciliárias para avaliação integrada da pessoa idosa e avaliação da higiene e segurança habitacional
Programas de formação dirigidos a Profissionais e Voluntários de Associações e IPSS’s com valência de centro de dia e apoio domiciliário
Formações a cuidadores/família
Ações de literacia em saúde para o envelhecimento ativo e o SARS_Cov2
Porquê “Prevenir é o Melhor Remédio”?
Prevenir é o Melhor Remédio, é um projeto centrado no cuidado integrado das pessoas idosas, tal como Organização Mundial de Saúde defende.
O objetivo é aumentar o acesso da população sénior a estratégias de bem-estar, fazendo um levantamento de necessidades para encontrar os cuidados de saúde e sociais mais adequados.
Prevenir é o Melhor Remédio nasce da constatação de falhas que precisam de ser colmatadas e que ligam as áreas da habitação, saúde e envelhecimento. Pretendemos colmatar essas necessidades e aproximar a população dos serviços que podem dar apoio.
A nossa intervenção é baseada na casa dos idosos, numa abordagem simples, identificando as suas necessidades sociais e de saúde, reorganizando e reorientando as pessoas para recorrerem aos serviços adequados e, ao mesmo tempo, trabalhando a sua capacidade funcional e estratégias de autonomização.
O primeiro passo é fazer uma triagem através da ferramenta ICOPE- Integrated Care for Older People. A aplicação desenvolvida pela OMS permite uma triagem muito simples, in loco e em contacto com as pessoas idosas, do seu estado de saúde, das condições da sua habitação e dos recursos existentes no local.
Realização de programas de formação dirigidos a Profissionais e Voluntários/as de Associações e IPSS’s com valência de centro de dia e apoio domiciliário – para prestarem esclarecimentos sociais e de saúde ao nível da casa e comunidade para uma maior aproximação a um modelo integrado de cuidados centrado nas pessoas idosas.
Realização de programas de formação dirigidos a cuidadores/família, com sessões de literacia em saúde nos principais temas de prevenção de acidentes domésticos; higiene e segurança habitacional e envelhecimento em tempo de pandemia, para melhores cuidados e segurança nos mesmos; disponível linha de atendimento telefónico.
Ação de literacia em saúde para o envelhecimento ativo e o SARS_Cov2, realizando sessões de sensibilização; distribuição de folhetos/cartazes; divulgação de notícias; publicação de informação em redes sociais e website; participação/divulgação em programas de rádio.
Planeamos
Até 2022, proteger e promover a capacidade intrínseca, a capacidade funcional e minimizar a dependência de cuidados em 90% dos beneficiários do projeto, em contexto de Pandemia.